Festival Varilux de Cinema Francês

Festival Varilux de Cinema Francês bate recorde de público na edição 2016

Com um aumento de 42% de público em relação à edição 2015, o Festival Varilux de Cinema Francês atingiu um novo recorde. Mais de 155 mil pessoas prestigiaram os 16 filmes em cartaz durante duas semanas de exibição. Assim como ano passado, o Rio de Janeiro foi a cidade que mais teve espectadores – passando dos 20 mil -, seguida por São Paulo (16.458), Recife (14.786) e Juiz de Fora (6.527). O filme mais visto pelo público foi “Chocolate”, com o ator Omar Sy, que levou mais de 22 mil espectadores aos cinemas. O longa “Agnus Dei”, de Anne Fontaine, ficou em segundo lugar com quase 13 mil espectadores, seguido por “Um Amor à Altura”, de Laurent Tirard, com 12.200 de público.

Com produção da Bonfilm, o evento contou com a exibição de 16 filmes franceses, 15 deles inéditos no Brasil e o clássico “Um Homem e Uma Mulher”. Além disso, o festival manteve sua tradição e promoveu atividades paralelas, como a oficina de roteiros, as sessões educativas e sessões gratuitas. Em 2016, o evento contou ainda com uma novidade: pela primeira vez foi realizada a “Oficina de Crítica Cinematográfica”, voltada para profissionais mais experientes ou com menos tempo de mercado, ministrada no Rio de Janeiro pelo renomado crítico francês Jean-Michel Frodon, ex-diretor da redação da prestigiada revista “Cahiers du Cinéma”.

Para o diretor da Bonfilm e do Festival, Christian Boudier, há muito que comemorar. A edição 2016 do festival superou o recorde de cidades – 52, ao todo - e o forte aumento de público demonstrou o potencial do cinema francês e do cinema independente em geral no Brasil. “É importante defender um espaço maior para a diversidade nos cinemas brasileiros, porque os festivais como o Varilux permitem comprovar com força que sim, existe um público sedento por isso”, comemorou.   

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.